Como ter direito a Isenção em exames

Muito em breve estarão abertas as inscrições do Enem 2019. Durante o período de inscrições os estudantes buscam informações sobre como pedir isenção da taxa de inscrição do exame. Abaixo será possível obter todas as informações sobre a Isenção Enem 2019. Confira:

O Enem – Enem Nacional do Ensino Médio, que tem inscrições previstas para os meses de maio e junho, é sem dúvidas fundamental para aqueles que desejam ingressar no nível superior, através do Sistema de Seleção Unificada – Sisu e também pelo Programa Universidade Para Todos – Prouni.

Além do Prouni e Sisu, os estudantes que participam do exame podem utilizar o desempenho obtido para concorrer a bolsas no exterior, com o Ciência Sem Fronteiras, financiar os estudos, através do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, e também obter a certificação de conclusão de ensino médio.

Os estudantes devem pagar uma taxa de inscrição para poder participar do Enem, no valor de R$ 63,00. Porém, em alguns casos é possível obter a isenção do pagamento desta taxa, mediante declaração de carência.

Como obter a Isenção do Exame?

Os únicos candidatos que são automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição, não necessitando nem mesmo solicitar isenção, são aqueles matriculados em escolas da rede pública no último ano do ensino médio.

Todos os outros que não satisfazem esta condição deverão emitir a GRU – Guia de Recolhimento da União ou pedir a isenção Enem 2019 entre os últimos passos da inscrição.

O pedido de isenção é deferido ou indeferido levando em consideração os dados financeiros do grupo familiar informados pelo candidato nos passos anteriores na inscrição.

Após efetuar a solicitação de isenção o candidato deve aguardar pelo deferimento ou indeferimento do – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Se a solicitação de isenção no Enem 2019 for negada, o candidato deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento até a data de vencimento. Se não o fizer será eliminado e não poderá participar das provas.

É importante lembrar que os estudantes que conseguirem a isenção não precisam apresentar os dias de prova nenhum documento que comprove seu pedido de isenção e o deferimento da solicitação. O mesmo vale para candidatos que tenham efetuado o pagamento da taxa, que não precisam apresentar a quitação do boleto.