Informações sobre o Instituto Nacional do Seguro Social

Conhecido como INSS o Instituto Nacional do Seguro Social é a instituição que recolhe do trabalhador taxas para que fundos sejam criados e mantidos. O órgão é também responsável pela Tabela INSS 2019 que é uma tabela de valor informativo muito importante. Sendo assim vamos ver como está a Tabela INSS 2019 (Atualizada!)

Da data de 01 de Janeiro de 2019 entrará uma atualização da Tabela INSS 2019, essa mudança está de acordo om a Portaria Interministerial 13 MPS-MF, de 9-1-2015, publicada no DOU de 12/01/2015. Vamos então conhecer como ficaram essas mudanças.

O MEU INSS é uma plataforma criada para auxiliar o acesso do cidadão a benefícios sociais fornecidos pelo Governo Federal, através da mesma é possível realizar agendamentos, fazer consultas, verificar serviços, entre outras coisas ligadas ao INSS.

Tabela INSS 2019

Essa Tabela INSS 2019 é muito importante e também utilizada por contadores, funcionários de departamento pessoal, trabalhadores e analistas, pois é nela que podemos encontrar valores referentes ao percentual das faixas salariais para o desconto do INSS.

Essa contribuição com o INSS dá ao trabalhador o direito de receber benefícios previdenciários como os citados a seguir?

  • Auxílio Doença;
  • Aposentadoria;
  • Maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio Acidente;
  • Entre outros.

Os valores que são descontados do trabalhador pelo INSS seguem a tabela INSS 2019 e sempre varia de acordo com o salário que o trabalhador está recebendo, assim quanto maior for o salário mais alto será o seu desconto pelo INSS.

Conheça detalhes sobre Piso Salarial.

Para ter acesso a tabela INSS 2019 você pode realizar uma consulta no site na Previdência Social ou em uma agência de atendimento.

Regras para mais de um vínculo empregatício

Para aqueles trabalhadores que possuem mais de um vínculo empregatício existem algumas regras sobre o desconto do percentual da Tabela INSS 2019, veja quais são essas regras:

  • Trabalhador com mais de um vínculo empregatício tem o valor de seus salários somados;
  • Os valores somados deverão se encaixar na tabela do INSS respeitando o limite máximo de contribuição;
  • O 13° salário não é somado na remuneração mensal para enquadramento na tabela do INSS.

Tabela INSS Atualizada

A Tabela INSS 2019 sofreu atualizações devido aos reajustes que são realizados inclusive no valor do salário mínimo.

Os percentuais de valores para desconto do INSS são divididos nas seguintes tabelas:

  • Tabela para Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso;
  • Tabela para Contribuinte Individual e Facultativo.

Toda e qualquer mudança que for feita na tabela INSS 2019 poderá ser consultada diretamente no site da Previdência, para isso basta ir ao endereço

Contribuinte fique por dentro desses valores descontados e entenda melhor sobre seus direitos previdenciários caso algum dia venha precisar.

Lembre-se que esses valores serão descontados no seu salário, assim você já terá conhecimento sobre o que está sendo descontado em sua folha de pagamentos.